segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dicas para escolher sua câmera

Oi amorinhas!!! Hoje o meu post é sobre câmeras e fotografia. Tenho certeza que você pelo menos alguma vez já ficou babando pelas fotos incríveis do We Heart it, do Flickr e do Tumblr. Então pensando nisso eu resolvi montar um post que ajude vocês a escolherem a câmera certa pra conseguir tirar fotos tão incríveis quanto as que vocês encontram na internet.



Pode parecer uma coisa difícil pra leigos, mas com certeza todo mundo teve que aprender do zero e ninguém vira um fotógrafo da noite pro dia. Vejo muitas pessoas por aí que tem câmeras ótimas mas não sabem usar e outras que tiram fotos com qualidade e iluminação péssima e acham que estão arrasando... Enfim, se você não quer pagar esse mico é bom seguir uns conselhos básicos...

Então vamos as dicas?

A primeira coisa que você tem que fazer ao decidir comprar uma boa câmera é estipular um valor máximo que você pode gastar.

Depois de decidir o valor você precisa decidir quais as funções e o desempenho que você espera na sua câmera.

Muitas pessoas compram a câmera e consideram coisas como: Cor da câmera, resolução e marca. Esse tipo de pensamento geralmente induz as pessoas ao erro. Comprar uma câmera só porque ela é rosa na minha opinião é uma futilidade, comprar só pela resolução também, nem sempre uma câmera de 14megapixels de uma marca X vai ser melhor que uma de 12 ou 10Megapixels, acredite, a câmera tem vários outros fatores que influenciam na qualidade da imagem e isso vai muito além da resolução.

Como a maioria das pessoas infelizmente compra uma câmera e só considera essas três coisas eu fiz uma listinha pra ajudar vocês a saberem melhor o que vocês devem priorizar ao comprar uma câmera:


  • Resolução e Zoom, embora a resolução não seja tudo em uma câmera ela influência em algumas coisas, você não precisa escolher a que tiver a resolução mais alta porque isso deixa as fotos enormes e pesadas, e também não tem necessidade. Porém uma câmera com resolução muito baixa pode deixar as fotos com qualidade ruim e quando você for cortar, por exemplo, vai perder mais ainda. Se você não é um fotógrafo profissional, acredito que não vai precisar de mais que 12 ou 14mp. Eu já acho 14mp bem pesada na hora de editar, eu sempre acabo redimensionando. Quando ao Zoom, quanto mais melhor *o*. Por isso que eu falo que resolução não é tudo, você  pode ter duas câmeras de 14mp e a semi profissional ter um Zoom de 18x enquanto a câmera comum tem um mísero zoom de 3x ou 5x. Pra mim o Zoom ideal é o que dê pra tirar uma foto linda da lua shaushaushashua

  • Bateria ou pilhas, na hora de escolher esse ítem, cada um olha o que acha mais conveniente. Eu não sei falar se as de bateria duram mais que as de pilhas ou vice versa. Se você comprar de pilhas com certeza vai precisar comprar pilhas recarregáveis e um carregador. Na minha opinião as pilhas são mais vantajosas por que se descarregarem você troca na hora, já as baterias é mais complicado você ter uma reserva... Enfim, isso também depende de como você usa sua câmera.

  • Gravação de vídeos, pra mim essa opção não interessa muito, mas pra pessoas que estão interessadas em fazer Vlogs ou tutoriais, olhar a qualidade da filmagem é fundamental. Então escolham câmeras que filmem e HD caso vocês queiram usar para vídeos. 

  • Qualidade das fotos em ambientes mal iluminados ou a noite. Bom gente, muitas pessoas nem consideram isso na hora de comprar a câmera, ou testam na loja e nem percebem e na hora que vão tirar uma foto a noite é uma decepção total. Algumas câmeras perdem muito em qualidade nesses ambientes mesmo que você ajuste a configuração dela pra noturna ou ambiente interno etc. Eu sou bem exigente então uma câmera que fica ruim a noite pra mim não serve, rsrs. Pra você não ficar na dúvida na hora de escolher sua câmera sempre procure fotos de referência nos mais variados tipos de ambientes tiradas com ela. Na loja ou na descrição dos produtos você raramente vai ter essas respostas, então a melhor coisa que você pode fazer é pesquisar na internet.

  • Funções manuais e automáticas. Com certeza tanto as manuais quanto as automáticas são muito válidas. Não adianta você ter uma super câmera e não saber mexer, por isso, se você tem dificuldade escolha uma câmera que seja fácil de ajustar e de preferência tenha funções automáticas, como foco, ambiente etc. Se você já é do tipo que gosta de fuçar em tudo e tem vontade de aprender se arrisque nas opções manuais que você vai descobrir coisas incríveis para a sua câmera. A intenção aqui é que você tenha domínio sobre a sua câmera e não saia simplesmente apertando o botão de tirar foto. 

  • Nitidez e foco. Não sei vocês mas eu sou simplesmente apaixonada por fundos desfocados e se uma câmera fizer isso eu já caio de amores por ela. Muitas pessoas não sabem usar esse efeito que deixa as fotos lindas e destacam muito mais o foco principal. Nas câmeras comuns você escolhe a opção retrato e ela desfoca o fundo, isso varia de câmera para câmera, algumas desfocam mais outras menos. Nas câmeras profissionais isso depende da abertura, do zoom, da lente etc. Existem lentes específicas e ajustes específicos na câmera pra fazer isso. Mas, eu tenho certeza que esse é um ítem que vale a pena considerar na hora de escolher sua câmera.

Depois de decidir essas coisas, vem a parte mais difícil, que é decidir qual câmera comprar e qual a marca. Então pra ajudar vocês, eu olhei alguns flickrs e através deles eu observei a qualidade das fotos, a marca e o preço delas. Fica a dica: A melhor coisa na hora de decidir qual câmera comprar é olhar primeiro as fotos que foram tiradas com ela. Se você gostar do que viu então provavelmente saberá qual é a câmera certa pra você.



  • Qual câmera escolher?

  • Câmera Digital Kodak Easyshare M531. Essa câmera é uma boa opção pra quem está afim de comprar uma câmera compacta. Não encontrei o preço na internet mas deve custar menos de R$500,00 e a Kodak é uma marca ótima. Não vou escrever as especificações de cada câmera porque o post vai ficar enorme se eu falar detalhes de todas. Eu coloquei essa câmera na minha lista de opções porque já vi fotos tiradas com ela, e é bem prática fácil de usar e ajusta o foco automaticamente, do jeito que eu gosto, rsrs.


  • Outra câmera que eu também gostei das fotos é a Panasonic DMC S1, eu vi no Flickr do samunapoli e ele usou essa câmera e achei as fotos bem legais. Depois vocês conferem aí as fotos e tirem suas conclusões ;) O preço dessa câmera também é ótimo, encontrei na net por apenas R$330,00.


  • Uma das pessoas que eu mais admiro na blogsfera é a Bruna Vieira e as fotos dela são incríveis e é claro que eu fui procurar qual câmera ela usa né. Então, no flickr dela tem muitas fotos e com várias câmeras, mas a que ela está usando recentemente é a Nikon D500, e o preço dela vária entre R$2.256,00 até R$5.400,00. Dica: Procure também pela câmera Nikon D300.


  • Não dá pra falar de fotos incríveis sem falar da Nikon né gente, a maioria dos flickrs que eu gostei usam. E de todas as câmeras uma das que eu mais gostei foi a Nikon D700, que é a câmera que a Marina Solis do blog Antes de Sonhar usa. Tem mais fotos no blog do que no flickr, então recomendo que vocês façam uma visita porque vale super a pena. Essa câmera sem dúvidas é incrível e o preço dela vai de R$7.799,00 até R$13.500. É bem cara mas se você puder investir nessa câmera vale a pena ;)


  • Pra não falar que eu só falei da Nikon eu também escolhi a câmera Canon Eos, que é a câmera que a Taciele   Alcolea usa pra fazer vídeos e fotos. Eu não sei exatamente qual o modelo dela ;/ Uma das mais usadas é o modelo Eos 50D e custa a partir de R$4.000,00. Dica: Procure também pela câmera Canon EOS Rebel T3i.


  • Pra terminar eu escolhi uma câmera da Sony que é muito, mas muito usada mesmo é a câmera Sony HX100, é a câmera que a Jana Sabrina (eu não tenho certeza, ela tinha feito um vídeo mostrando a câmera mas eu não encontrei, mas acho que é essa mesmo). Enfim, tem muitas meninas que usam essa câmera pra gravar vídeos tutoriais e tirar fotos. Das câmeras semi profissionais que eu citei, essa é a que  tem um preço mais acessível, mais ou menos R$1.200,00.



Bom, espero ter ajudado amores ;) Essas são algumas das câmeras que eu gostei mas tem várias outras opções para todos os gostos e bolsos. Antes de comprar vale a pena pesquisar bastante e principalmente dar uma passeada pelo Flickr e descobrir quais câmeras as pessoas que você curte usam. Opção é o que não falta xD.

Talvez eu faça algum post com mais dicas, por hoje é só...

Xoxo ;*










2 comentários:

  1. Desculpe te incomodar, mas eu conheço a artista que desenhou as meninas no seu layout e não acho certo você não dar crédito a ela. O deviantart dela é http://ameliya.deviantart.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Natasha, eu já mencionei a Ameliya em um post que eu fiz com as bonequinhas dela... Você não está incomodando em falar, eu também acho certo dar os créditos... Eu ainda preciso organizar direito uma página pra dar aos créditos a todos os materiais que eu uso no blog, mas com certeza não vou deixar de citar a Ameliya ^^

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada pela visita, volte sempre!!! ^^

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...