sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Tutorial: Como criar o cabeçalho do seu blog de uma forma super fácil

Oi amorinhas!

Esse post é pra mostrar pra vocês um jeito muito fácil de criar o cabeçalho, que é uma parte tão importante do blog. Eu fiz esse post por que muitas meninas já me perguntaram como eu faço meus templates e até me pedem pra disponibilizar alguns dos que eu fiz pra download. Não lembro se já mencionei antes que eu uso um programa chamado Artisteer e nele você não precisa saber HTML pra usar, por que você monta o design e ele já cria o código html pra você e é só copiar e colar. Quem quiser saber mais sobre o Artisteer entre em contato comigo pelo formulário em breve ( Digo em breve por que eu sou uma anta e fiz o menu do blog sumir e agora estou tentando colocar de volta, essa nova interface do blog é muito chata e eu tenho que ficar procurando as coisas -.-).

Mas deixando esse detalhe inconveniente de ter sumido com o menu  vamos ao que interessa. Eu fiz um post bem simplificado mostrando o básico e o resto fica por conta da criatividade de vocês. Em breve eu faço mais tutoriais com algumas dicas bem fáceis que quebram o maior galho pra quem não sabe HTML. 
Antes de qualquer coisa, se você é um web designer não leia essa post por que você vai odiar u_u Eu sou uma pessoa que busca a maneira mais fácil de fazer as coisas, e até poderia aprender html mas a preguiça ainda não me permitiu, beijos!







Me perdoem pelo erro de digitação em ''inferior'' eu deixei passar e só fui ver depois de pronto. Sorry!

Bom, eu fiz esse tutorial por que o PhotoScape é um programa gratuito de edição de imagens, é muito fácil de usar e está todo em português. Ele é mais útil pra quem não sabe usar e não conhecia essas funções, pra quem já tem noções mais avançadas de html e photoshop esse tutorial é totalmente inútil rsrs. Então se você se interessou, a primeira coisa que você tem que fazer é baixar o photoscape caso você não tenha. 
Se você já tem, o segundo passo é salvar a imagem de fundo transparente, vou colocar uma aqui em baixo desse texto, é vocês salvarem. O tamanho da imagem não interessa por que vocês podem alterar para o tamanho que vocês quiserem no photoscape ok?
(Nesse espaço em branco tem uma imagem como fundo transparente.png. Salvem e abram no photoscape)
Para criar o seu cabeçalho você vai precisar ter as imagem que você quer colocar nele escolhidas previamente de acordo com seus gostos, assunto do blog,etc. Por exemplo, se for um blog de beleza e moda você escolhe pngs de maquiagem etc. A maioria dos materiais que eu uso no blog eu encontrei no candylland mas você pode pesquisar por Brushes na internet que você vai encontrar inúmeros. Eu já coloquei o link direto para  a página índice, onde tem vários brushes separados por temas. Ah, e não esqueça, sempre deem os créditos ao local onde você pegou seus materiais.

Depois é só ir colocando as imagens em cima do fundo transparente e montar do jeito que você quiser. Todo esse post foi feito dessa forma usando o photoscape e com brushes que eu peguei no blog Candylland. 

Caso você queira outras fontes, é simples, é só baixar (para isso pesquisem, mas no blog candylland também tem várias). Elas vêm compactadas, é só abrir clicar na fonte e clicar em instalar, que já vai direto para o Word e Photoscape. As que eu mais gosto são as no estilo caligrafia, mas existem inúmeros modelos.

Pra terminar o post, vou mostrar um cabeçalho que eu fiz dessa forma mas nunca usei. rsrsrs
E esse aqui é um dos cabeçalhos que eu usei por mais tempo mas troquei por causa dos direitos autorais das bonequinhas que são da Amelyia do DeviantArt, mas eu tinha o maior xodó por elas <3


O legal de ter um background de fundo transparente, é que ele vai ficar com o fundo do seu background, como no caso o meu atual que é floral. Os backgrounds também vocês encontram inúmeros pela internet, o ideal é você já saber qual fundo você vai usar e quais serão suas cores bases para todo o layout antes de fazer o seu cabeçalho, assim ele fica harmonioso e você não corre o risco dele não combinar com o resto do blog.

Espero que vocês tenham gostado do post e quem tiver dúvidas deixem nos comentários que eu respondo  e se vocês quiserem que eu ensine mais alguma coisa também deixem nos coments.^^ 

Beijinhos, xoxo


14 comentários:

  1. oii, o meu eu faço desse jeito e não fica com fundo transparesnte pq ?
    adorei o blog bjs
    http://rainbowfashionlais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Talvez seja porque o cabeçalho ( e não a imagem do cabeçalho) não esteja transparente. No programa que eu uso pra fazer meus templantes tem a opção de deixar o cabeçalho transparente, assim a imagem que vai ficar de fundo vai ser a mesma do background. Se vc edita seu template pelo blogger, talvez você tenha que procurar uma opção pra deixar o fundo do cabeçalho transparente, nesse caso o problema não é com a imagem que você criou.

    ResponderExcluir
  3. obrigada , adorei esse post e eu baixei esse editor q vc falo no post o Artisteer

    ResponderExcluir
  4. Que bom Laís, o artisteer é muito fácil de usar, espero que você goste ^^

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog, vou procurar agora mesmo no google o artisteer :) Valeu friend, o post ficou demais! Meu blog (Lua em Fases, aqui no blogger mesmo) ainda está começando, e agora o MP sera um dos blogs que eu sigo, haha. Beijoo!

    ResponderExcluir
  6. COMO COLOCO o html?fiz a imagem mais nao sei aplicar ao blog....

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Infelizmente de html eu não sei quase nada pra te ajudar Victoria.. Sugiro que você visite outros blogs com tutoriais de Html como o Jackie Design que lá tem muitos tutoriais. Quanto ao Artisteer eu baixei e funcionou normal, porém ele é um programa pago, e se vc tiver baixado a versão de testes não vai poder salvar seus temas... Faz muito tempo que eu baixei e não me lembro onde foi, mas se não deu certo tente fazer o download de novo em um site diferente ;)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. eu descubri uma maneira de colocar a imagem..... mas com o blog tipo o seu(é pq o meu e o mesmo tipo(dinamico)) dá pra colocar a imagem ou terei de colocar outro tipo de visualisar?

      Excluir
    4. Na visualização dinâmica eu só tentei colocar uma vez, mas tem que ser usando código CSS, eu tentei e não certo, se eu eu descobrir como faz eu ensino aqui, é que pouca gente tá usando a visualização dinâmica e tem poucos recursos pra customizá-la e o artisteer só faz templates para o modelo clássico do blogger ;/

      Excluir

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada pela visita, volte sempre!!! ^^

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...